O BRASIL NOS JOGOS OLÍMPICOS – 9
Nesta nova série de publicações, estamos falando sobre a o Brasil nos Jogos Olímpicos, material que pode servir de subsídio para aulas de leitura, compreensão oral, conversação e também escrita já que estamos chegando aos Jogos de Paris.
Nas primeiras postagens, falamos sobre algumas modalidades do Atletismo, do Vôlei, do Judô e do Karate, da Vela, do Basquete 3 x 3 e do Breaking, do Tiro com Arco e do Tiro Esportivo, do Ciclismo e do Tênis de Mesa. Agora nos dedicaremos à Escalada e à Esgrima.
A Escalada esportiva deu seus primeiros passos no palco Olímpico nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, em Buenos Aires, e provou ser um grande sucesso. Estreou então nos Jogos de Tóquio 2020, entrando no programa Olímpico como um novo esporte.
A originalidade das provas, além da emoção e do seu caráter visual e estético, faz dela uma modalidade popular, amplamente praticada por jovens, podendo ocorrer em ambientes urbanos ou naturais.
Sugestão de Atividades: 1. Converse com seus Alunos sobre outros tipos de escalada: de uma carreira/de suas próprias carreiras; do valor de uma empresa/da cotação de uma moeda forte; da violência; da progressão política via votos… 2. Procure verificar com seus Alunos tanto o tipo de atividades urbanas que praticam quanto as atividades em ambientes naturias. Quais preferem?
Em Paris 2024, duas competições diferentes irão coroar seus campeões na escalada esportiva. Uma delas será a competição combinada entre bouler e guiada (nesta última, os atletas sobem o mais alto que conseguirem em uma parede de mais de 15m de altura em seis minutos sem ter visto o percurso antes); a segunda contará apenas com provas de velocidade (aqui,corrida contra o relógio em rodadas de eliminação, um contra um).
Sugestão de Atividade: Para conhecer a modalidade bouler, assista ao vídeo https://youtu.be/0N3NKYx3Sis?si=Q39asflbHatjOmfq , faça anotações e depois escreva três parágrafos sobre o que encontrou de mais interessante nele.
A Esgrima, por definição técnica, é a arte de manusear o florete, o sabre e a espada, armas “brancas” usadas para ataque, defesa e contra-ataque. É o único esporte de combate em que não é permitido contato corporal.
Um trabalho em baixo-relevo encontrado em um templo construído por Ramsés III, no Egito, em 1190 a.C., confirma que a esgrima é aproximadamente quatro séculos anterior aos Jogos Olímpicos Atenas 1896. Tal trabalho mostrava uma competição esportiva organizada pelo faraó celebrando uma grande vitória sua. A história, porém, conta que o desenvolvimento da esgrima aconteceu em Esparta. Várias técnicas de manejo das armas de esgrima faziam parte dos antigos Jogos Olímpicos, mas foi na Idade Média que começou a surgir a esgrima que hoje conhecemos como esporte.
Em 1896, a modalidade chegou aos Jogos Olímpicos com competições de florete e sabre. As disputas com espada só entrariam no calendário olímpico em 1900.
Curiosidades
– “Touché!”, a expressão francesa usada pelo personagem D’Artagnan, de os Três Mosqueteiros, que significa “toquei”, era usada pelos esgrimistas na época em que não havia sensores eletrônicos para identificar os golpes;
– Os combates são realizados em uma pista de 14m de comprimento com 1,5m a 2m de largura. O objetivo é tocar o adversário com a ponta da arma sem ser tocado;
– As disputas individuais têm três rounds de três minutos cada um ou até um esgrimista tocar 15 vezes o adversário.Sugestão de Atividade: Aponte o termo contra-ataque (em amarelo no texto acima), explique a função do prefixo CONTRA, procure listas similares à abaixo (extraída da p. 220 do nosso Bem-Vindo! A Língua Portuguesa no Mundo da Comunicação – 11ª. edição), recorte os Prefixos, os Significados e os Exemplos; embaralhe tudo e peça aos Alunos que organizem a tabela em grupos.
Escalada – Fonte: Adaptado de https://olympics.com/pt/paris-2024/esportes/escalada
Esgrima – Fonte: Adaptado de https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/esgrima.
E o Brasil na Escalada e na Esgrima?
Escalada – No Brasil, o primeiro ginásio de escalada foi a 90 graus em São Paulo, inaugurado em 1994. Pela minha pesquisa, até 3 de junho não havia representantes brasileiros confirmados para Paris.
Esgrima – Começou no Brasil durante o período imperial devido ao interesse de Dom Pedro II na modalidade. Hoje, somamos 150 medalhas na história dos Jogos Olímpicos. Em Paris, teremos três representantes: duas mulheres e um homem.
Siga-nos para mais postagens com atividades sobre os Jogos Olímpicos de Paris ou solicite-as pelo susanna@torredebabel.com.br.