O BRASIL NOS JOGOS OLÍMPICOS – 8
- 12 de julho de 2024
- Posted by: torredebabel
- Categoria: PLE
Nesta nova série de publicações, estamos falando sobre a História do Brasil nos Jogos Olímpicos, material que pode servir de subsídio para aulas de leitura, compreensão oral e conversação já que estamos chegando aos Jogos de Paris.
Nas primeiras postagens, falamos sobre algumas modalidades do Atletismo, do Vôlei, da Vela, do Judô, do Basquete 3 x 3, do Breaking, do Tiro com Arco, do Tiro Esportivo e do Ciclismo. Conversaremos agora sobre o Tênis de Mesa.
Pode-se iniciar a aula já com uma atividade de Compreensão Oral e de Escrita baseada no vídeo https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=QFqKzhLMUpo.
1. Assista ao vídeo antes de apresentá-lo aos alunos e anote as palavras que poderão trazer dúvidas quanto ao seu significado.
2. Trabalhe esse vocabulário com os alunos e, quando estiver seguro de que não haverá grandes problemas de compreensão, peça aos alunos que: 1. Anotem fatos significativos sobre a História do Tênis de Mesa conforme apresentada no vídeo; 2. Peçam a você que pause a transmissão sempre que precisarem de algum tempo para as suas anotações.
3. Ao terminar a transmissão, peça aos alunos que façam uma narrativa do que aprenderam.
ONOMATOPEIAS –
1. Onomatopeia é uma palavra usada para representar sons ou ruídos por escrito, como é o caso de ping pong. Mostre a seus alunos outros exemplos de Onomatopeias, como por exemplo as que estão na página 89 de Bem-Vindo! A Língua Portuguesa no Mundo da Comunicação.
2. São também recursos muito usados em histórias em quadrinhos, por exemplo. Veja:
Fonte: https://www.desenhandorecordatorios.com/post/conhecendo-os-quadrinhos-parte-10-onomatopeias
Sugestão de Atividade: Imprima em dois blocos de cartões os exemplos de onomatopeias e as explicações abaixo. Embaralhe os dois blocos e peça aos alunos que emparelhem uma onomatopeia a seu significado.
Explosão: Bum! Kabum!
Quebra: Crack! Krak! Skrek!
Batida: Crash!
Queda na água: Splash!
Pingos de chuva: Plic! Plic! Plic!
Trovão: Cabrum! ou KRAK-A-BOOM!
Golpe ou soco: Pow! Soc!
Sono: ZZZZZZZZZZZZZZZZ!
Campainha/interfone: Ding Dong, Ring! Ring! (também serve para telefone)
Metralhadora: Rá-tá-tá-tá-tá
Beijo: Smack!
Tiro: Bang!, Blam!, Bam!, Pow!
Cavalgada: pocotó! pocotó
Vento forte: Vooosh!
Carro de polícia : EEEEEEEEEEEEEEEEOOOOHH
Raios: KKKRRAAKKK
Freio: SKREECH
Carro acelerando: VVRRRRRROOOOOMMMMMM!! ou VRUUMMMM ou Vrum-Vrum
Relógio ou cronometro: Tic-Tac ou Tique-Taque
Tosse: cof-cof
Choro: Buááá
Palmas: Clap clap
E O BRASIL?
No Brasil, os iniciantes da prática do esporte eram turistas ingleses que, mais ou menos em 1905, começaram a implantar o tênis de mesa no país. Pode-se fixar o ano de 1912 como o início das atividades organizadas do tênis de mesa no Brasil, pois até então ele era praticado somente em casas particulares e em clubes. Naquele ano, foi disputado o primeiro campeonato por equipes na cidade de São Paulo.
Até 1942, o esporte seguiu com altos e baixos no país, quando atletas cariocas, representados por De Vicenzi, A. Neves e G. Ferreira, e paulistas, representados por Bolonga, F. Nunes e W. Silva, aprovaram a tradução das regras e assinaram convênios que levaram à oficialização do tênis de mesa pela CBD (Confederação Brasileira de Desporto).
Em 30 de maio de 1979, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa é fundada no Rio de Janeiro.
No último dia 18 de junho, o tênis de mesa brasileiro deu mais um grande passo rumo à medalha inédita nos Jogos Olímpicos: Hugo Calderano, atual número 6 do ranking mundial, será um dos quatro cabeças de chave das Olimpíadas de Paris 2024.
Já Hugo Hoyama disputou seis edições dos Jogos Olímpicos na carreira, entre Barcelona 1992 e Londres 2012, e sete Jogos Pan-americanos, de Indianápolis 1987 a Guadalajara 2011. O mesatenista é um dos maiores medalhistas do país no Pan: são 15 medalhas, sendo 10 ouros, 1 prata e 4 bronzes. Atualmente, é treinador da seleção feminina de tênis de mesa.
(Fontes: Adaptado de https://www.cbtm.org.br, https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/2024/06/18/ e https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/atletas/hugo-hoyama/)
Siga-nos para mais postagens com atividades sobre os Jogos Olímpicos de Paris ou solicite-as pelo susanna@torredebabel.com.br.