O BRASIL NOS JOGOS OLÍMPICOS – 7
- 8 de julho de 2024
- Posted by: torredebabel
- Categoria: PLE
Nesta nova série de publicações, estamos falando sobre a História do Brasil nos Jogos Olímpicos, material que pode servir de subsídio para aulas de leitura, compreensão oral e conversação já que estamos chegando aos Jogos de Paris.
Nas primeiras postagens, falamos sobre algumas modalidades do Atletismo, do Vôlei, da Vela, do Judô, do Basquete 3 x 3, do Breaking, do Tiro com Arco e do Tiro Esportivo. Na sequência, conversaremos sobre o Ciclismo.
Sugestão de atividade: Acesse a fonte da ilustração abaixo, verifique as informações sobre as modalidades ilustradas e explique-as com as suas palavras.
E os Jogos Paralímpicos? Paralisados cerebrais, deficientes visuais, amputados e lesionados medulares (cadeirantes), de ambos os sexos, competem no ciclismo adaptado. Obedecendo às regras da União Internacional de Ciclismo (UCI), a modalidade tem apenas algumas diferenças para adequar-se ao programa paralímpico. As provas podem ser de pista (velódromo) ou de estrada.
Os atletas podem competir em quatro tipos de bike, de acordo com a deficiência: convencional, triciclo, tandem e handbike. No Brasil, quem rege a modalidade é a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
(Fonte: https://cpb.org.br/modalidades/ciclismo/)
E O BRASIL NAS MODALIDADES?
1. Em 5 de junho, estavam definidos os ciclistas que representarão o Brasil em Paris. A Confederação Brasileira de Ciclismo convocou 5 ciclistas: Paola Reis no BMX Racing, Raiza Goulão e Ula Galinski no Mountain Bike, e Tota Magalhães e Vinicius Rangel para provas de estrada. O Brasil ainda tinha a chance de garantir mais uma vaga no BMX Freestyle Park.
(Fonte: adaptado de agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/esportes/audio/2024-06/brasil-convoca-cinco-ciclistas-para-olimpiadas-de-paris)
2. Em Jogos Paralímpicos, a estreia do Brasil ocorreu em Barcelona 1992, com a participação de Rivaldo Gonçalves Martins. Já a primeira medalha paralímpica veio com Lauro Chaman nos Jogos do Rio 2016. Na ocasião, ele conquistou dois pódios: um prata e um bronze.
(Fonte: adaptado de https://cpb.org.br/modalidades/ciclismo/)
Siga-nos para mais postagens com atividades sobre os Jogos Olímpicos de Paris ou solicite-as pelo susanna@torredebabel.com.br.