O BRASIL NOS JOGOS OLÍMPICOS – 5
- 16 de junho de 2024
- Posted by: torredebabel
- Categoria: Internacional PLE
Nesta nova série de publicações, estamos falando sobre a História do Brasil nos Jogos Olímpicos, material que pode servir de subsídio para aulas de leitura, compreensão oral e conversação já que estamos chegando aos Jogos de Paris.
Nas primeiras postagens, falamos sobre algumas modalidades do Atletismo, sobre o Vôlei, a Vela, o Judô e, agora, conversaremos sobre o Basquete 3 x 3 e o Breaking.
Modalidades novas, trazem modernismo e buscam atrair mais jovens para o universo das Olimpíadas.
Sugestão de atividade: Busque/Desenvolva, a partir do conhecimento que tem sobre a prática do Basquete, possíveis regras para o que é jogado com três participantes em cada time. Solte a imaginação e compare as suas regras às do jogo em si: https://www.cbb.com.br/wp-content/uploads/CBB-FIBA-3×3-Regras-e-Interpretacoes-2020.pdf.
A modalidade Basquete 3 x 3 foi incorporada aos Jogos Olímpicos em 2010, já o Breaking estreia em Paris.
O Breaking é um estilo de dança urbana que se originou nos Estados Unidos na década de 1970. Com raízes na cultura hip hop, é caracterizado por movimentos acrobáticos, passos estilizados e pelo papel fundamental do DJ e do MC (mestre de cerimônias) durante as batalhas.
A competição de Breaking nos Jogos de Paris compreende dois eventos – um para homens e outro para mulheres – em que 16 B-boys e 16 B-girls se enfrentarão em batalhas solo. Os atletas usarão uma poderosa combinação de movimentos – incluindo moinhos de vento, o 6-step e congelamentos – enquanto adaptam seus movimentos e improvisam ao ritmo das faixas do DJ para garantir os votos dos juízes. (Fonte: adaptado de https://olympics.com/pt/paris-2024/esportes/breaking)
Sugestão de atividade: Levando em consideração os dois parágrafos acima, que nome você daria, em português a esse novo esporte?
E O BRASIL NO BASQUETE 3 x 3 E NO BREAKING?
O Brasil não será representado no Basquete 3 x 3 nesta edição dos Jogos.
Já no Braking, estaremos presentes. Saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=CjOYcigJ4V0.
Sugestões de atividades: 1. Assista ao vídeo acima e liste: a. vocabulário novo; b. informações sobre a prática do Breaking antes e após a profissionalização; c. costumes que vêm da prática. 2. Na sua opinião, o Brasil terá chances de alguma medalha nessa modalidade? Justifique a sua resposta.
Siga-nos para mais postagens com atividades sobre os Jogos Olímpicos de Paris ou solicite-as pelo susanna@torredebabel.com.br.