O BRASIL NOS JOGOS OLÍMPICOS – 4
Nesta nova série de publicações, estamos falando sobre a História do Brasil nos Jogos Olímpicos, material que pode servir de subsídio para aulas de leitura, compreensão oral e conversação já que estamos chegando aos Jogos de Paris.
Nas primeiras postagens, falamos sobre algumas modalidades do Atletismo, sobre o Vôlei e, na sequência, conversamos sobre a prática do Judô e do Karate.
Iniciaremos a postagem de hoje com uma atividade: Quantos signifcados você lembra para a palavra VELA? Crie situações para usar cada um deles e grave-as em vídeo para a análise e os comentários do seu Professor.
A Vela deveria ter sido um dos esportes disputados na primeira edição das Olimpíadas, em 1896, em Atenas. Entretanto, condições meteorológicas desfavoráveis impediram a realização das provas. Com isso, a modalidade só pôde estrear na edição seguinte, em 1900, em Paris.
(Fonte: http://rededoesporte.gov.br/pt)
Já em 2024, as disputas da modalidade serão em Marselha, no Mar Mediterrâneo. Com embarcações a vela impulsionadas pelo vento, os atletas devem completar um número específico de voltas no percurso determinado por boias em um tempo menor que seus adversários. Para saber mais informações sobre o esporte, visite a página da Confederação Brasileira de Vela e conheça as regras do iatismo, nome pelo qual o esporte era conhecido até os anos 2.000.
Sugestão de atividade: Descreva, com a maior quantidade de detalhes possível, o local onde acontecerão as disputas da Vela nos Jogos de 2024.
E O BRASIL NA VELA?
A Vela é o esporte que mais deu medalhas de ouro para o Brasil na história dos Jogos Olímpicos. Até o início da edição Paris 2024, foram oito ouros conquistados nas águas do mundo.
O Brasil tem tradição incontestável na modalidade em Jogos Olímpicos. Os maiores atletas medalhistas do país são velejadores: Torben Grael e Robert Scheidt têm cinco medalhas cada. Em Pequim (2008), o Brasil conquistou sua primeira medalha na Vela feminina. Fernanda Oliveira e Isabel Swan faturaram o bronze na classe 470. O primeiro ouro entre as mulheres veio na Rio (2016), com Martine Grael e Kahena Kunze, na classe 49erFX. (Fonte: https://cursoh.com.br/blog/historia-da-vela-no-brasil/)
Siga-nos para mais postagens com atividades sobre os Jogos Olímpicos de Paris ou solicite-as pelo susanna@torredebabel.com.br.