O BRASIL NOS JOGOS OLÍMPICOS – 12
- 26 de julho de 2024
- Posted by: torredebabel
- Categoria: PLE
Nesta nova série de publicações, estamos falando sobre o Brasil nos Jogos Olímpicos, material que pode servir de subsídio para aulas de leitura, compreensão oral, conversação e também escrita já que estamos chegando aos Jogos de Paris.
Nas primeiras postagens, falamos sobre algumas modalidades do Atletismo, do Vôlei, do Judô e do Karate, da Vela, do Basquete 3 x 3 e do Breaking, do Tiro com Arco e do Tiro Esportivo, do Ciclismo, do Tênis de Mesa, da Escalada e da Esgrima, do Remo, do Skate, do Flag Football e do Golfe. Agora, exploraremos a letra H e seus esportes nos Jogos Olímpicos: o Handebol, o Hipismo e o Hóquei sobre Grama.
Sugestão de atividades de conversação: 1. Vamos começar pela letra H: que posição ela ocupa no alfabeto? (Contem em voz alta!) 2. Em que posições ela pode ser encontrada na palavra? (Lembrar das interjeições, como por exemplo Ah!, Oh!; do uso informal: hã? hem? hum! e dos dígrafos como ch, lh e nh.) Solicitar exemplos. 3. ‘Na hora H’ é uma expressão muito comum na língua portuguesa. Que outras expressões temos com letras?
Handebol
É o segundo jogo mais jogado na Europa porque ele é um híbrido de muitos outros jogos de bola, incluindo basquete, vôlei, polo aquático e futebol. Há dois árbitros nesse jogo: o árbitro de linha e o de quadra. Além do handebol de quadra, temos o de areia e o de grama, cada qual com suas regras diferentes embora o jogo em si seja semelhante. Temos também o handebol adaptado na cadeira de rodas que tem se tornado cada vez mais popular em todo o mundo nas últimas duas décadas.
Fonte: https://senhoresporte.com/curiosidades-do-handebol/
Em Paris, o Handebol será jogado na Arena Paris Sul.
E compartilhará o espaço com
Sugestão de atividade de conversação: Que formato tem a Arena Paris Sul? Que outras formas geométricas você conhece?
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/formas-geometricas.htm
Hipismo
Sugestão de atividade de escrita e de conversação: Para a prática do hipismo, necessitamos – além de um cavalo – de uma sela, de estribos, de um capacete e… de cabeçadas e embocaduras. 1. Defina, por escrito, os três primeiros itens e leia-os para o seu Professor. 2. O que seriam essas últimas?
As cabeçadas são tiras de couro que são colocadas na cabeça de um cavalo junto com as embocaduras, que vão na boca. São usadas para coordenar os movimentos do animal.
No programa atual do hipismo olímpico são disputadas três modalidades com provas individuais e por equipes: adestramento, concurso completo de equitação (CCE) e saltos.
Sugestão de atividade de compreensão oral: Você sabia? Assista ao vídeo e anote três curiosidades sobre o hipismo a serem comentadas com o seu Professor: https://youtu.be/c_GAuvmbKiQ?si=MLxQFMwqm9W-nxUS.
Hóquei sobre Grama
http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/olimpiadas/modalidades/hoquei-sobre-grama
Sugestão de atividade: Infográficos são ferramentas muito importantes para explicarmos melhor – o visual é sempre atraente e nos ajuda a fixar informações – quando queremos falar de um produto, de uma empresa, de um acontecimento etc. Escolha um tema de seu conhecimento, desenvolva um infográfico e o apresente a seu Professor. Pode até ser uma descrição da sua família…
E O BRASIL NESSES TRÊS ESPORTES? Algumas curiosidades:
HANDEBOL – A Seleção Brasileira feminina fez história ao conquistar o título inédito para o esporte no campeonato mundial de Belgrado, em 2013, após derrotar a anfitriã Sérvia com um placar de 22 a 20. Além disso, duas atletas brasileiras já foram eleitas as melhores do mundo no handebol: Alexandra Priscila do Nascimento, em 2012, e Eduarda Amorim, em 2014. (Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/handebol.htm)
HIPISMO – Vejamos a 9ª. posição do quadro abaixo com os maiores medalhistas brasileiros da História dos Jogos Olímpicos:
1. Robert Scheidt – Vela: 2 ouros, 2 pratas e 1 bronze (5 medalhas)
2. Torben Grael – Vela: 2 ouros, 1 pratas e 2 bronze (5 medalhas)
3. Serginho – Vôlei: 2 ouros e 2 pratas (4 medalhas)
4. Isaquias Queiroz – Canoagem: 1 ouro, 2 pratas e 1 bronze (4 medalhas)
5. Gustavo Borges – Natação: 2 pratas e 2 bronzes (4 medalhas)
6. Marcelo Ferreira – Vela: 2 ouros e 1 bronze (3 medalhas)
7. Bruninho, Giba, Dante e Rodrigão – Vôlei: 1 ouro e 2 pratas (3 medalhas)
8. Ricardo e Emanuel – Vôlei de Praia: 1 ouro, 1 prata e 1 bronze (3 medalhas)
9. Rodrigo Pessoa – Hipismo, Fofão – Vôlei e Cesar Cielo – Natação: 1 ouro e 2 bronzes (3 medalhas)
10. Mayra Aguiar – Judô: 3 bronzes (3 medalhas)
(Fonte: https://ge.globo.com/olimpiadas/lista/2024/07/11/c-maiores-medalhistas-olimpicos-do-brasil-veja-lista-atualizada.ghtml)
HÓQUEI SOBRE GRAMA – Embora o Brasil não esteja qualificado para Paris, o Hóquei sobre Grama é praticado no Brasil majoritariamente na região centro-sul, com foco nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Siga-nos para mais postagens com atividades sobre os Jogos Olímpicos de Paris ou solicite-as pelo susanna@torredebabel.com.br.