CONHECER O BRASIL E PRESERVAR A NATUREZA
- 14/05/2024
- Posted by: torredebabel
- Categoria: Brasil Eventos Meio Ambiente PLE Turismo
Esse seria um bom objetivo para quem quer conhecer o Brasil e se engajar em alguns dos projetos de preservação ambiental existentes no país.
Cada vez mais pessoas e organizações têm buscado reduzir e reparar os impactos que provocamos no meio ambiente.
Não é novidade que a situação ambiental do mundo é crítica e exige ações de todos nós para tentar reverter esse cenário. No país com a maior biodiversidade do planeta, os projetos de preservação ambiental no Brasil são uma chama de esperança para a construção de um futuro sustentável.
Muitas pessoas, organizações e comunidades têm refletido sobre os impactos que causamos no meio ambiente e pensado em alternativas para reduzi-los. E você também pode participar e fazer sua parte na regeneração da Terra.
No Brasil, existem inúmeros projetos de preservação e ONGs que atuam na “linha de frente” pela causa ambiental, dedicados a proteger nossos recursos naturais, regenerar e reparar os danos já causados e pressionar políticos e demais autoridades em função das lutas escolhidas. Tal mobilização é fundamental pelas gerações do presente e pelas que virão.
Uma boa dica é descobrir esses projetos na plataforma Worldpackers e descobrir qual se enquadra no seu estilo de vida.
Vejam algumas dicas da Worldpackers:
“Para te ajudar, selecionamos algumas oportunidades incríveis de voluntariados em projetos ambientais e ecológicos para você já começar a planejar sua viagem:
1. Sítio Galeria, Pirenópolis (GO)
Localizado em Pirenópolis, interior de Goiás, o Sítio Galeria trabalha com os princípios de Permacultura e práticas agroflorestais com o objetivo de reflorestar a área em que está inserido.
Para isso, procuram voluntários dispostos a colaborar com cuidado com animais, plantios e manutenção dos jardins e hortas do local.
Em troca, o voluntário recebe acomodação, refeições, passeios e a oportunidade de aprender sobre sustentabilidade e agroecologia. Tudo isso em meio às maravilhosas cachoeiras de Pirenópolis.
2. Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, Botucatu (SP)
A Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, situada no interior de São Paulo, trabalha com Agricultura Biodinâmica, que consiste em um sistema de produção de base ecológica que não utiliza adubos químicos, venenos herbicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou hormônios.
O local oferece aos voluntários a oportunidade de participar ativamente do trabalho agrícola no manejo biodinâmico e ampliar seus conhecimentos a respeito de agriculturas regenerativas, participando como ouvinte em cursos de formação em agricultura biodinâmica e acompanhando o trabalho da associação em comunidades agrícolas familiares.
Na troca, o voluntário auxilia na produção das sementes Biodinâmicas e no manejo geral das plantações e recebe estadia e muito aprendizado sobre esse ramo da agroecologia.
3. NeoRural, São José do Vale do Rio Preto, Brasil (RJ)Rodeado pela Mata Atlântica, o Sítio NeoRural tem como proposta vivenciar a vida no campo de forma mais adaptada às pessoas que vivem na cidade. Ou seja, plantio, colheita, processamento de alimentos, tratamento de animais, bioconstrução e diversas atividades sustentáveis sendo realizadas sem abrir mão das comodidades dos centros urbanos.
Os anfitriões do NeoRural buscam voluntários para colaborar com o projeto de transformar o sítio em um espaço de educação ambiental. Atualmente, o local já recebe um manejo permacultural, que possibilita aos voluntários viver o dia a dia de uma vida pautada em sustentabilidade.
O voluntário pode ajudar em atividades como jardinagem, manutenção geral, pintura e decoração, e em troca recebe estadia em quarto compartilhado, café da manhã e a oportunidade aprender mais sobre Permacultura.
4. Comunidade Campina, Palmeiras (BA)
A Comunidade Campina é uma das comunidades sustentáveis mais antigas do Brasil, com mais de 30 anos de história. Localizada no Vale do Capão, perto da entrada do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o local é próximo de inúmeras cachoeiras, trilhas, rios e cavernas.
O objetivo dos moradores da comunidade é ter uma vida simples, em harmonia com a natureza e com o coletivo. Eles desenvolvem diversas atividades, como agrofloresta, bioconstrução, proteção ambiental, reflorestamento, horta, herbário e produção de sabonetes artesanais.
No local, ainda há uma escolinha com pedagogia Waldorf, abordagem pedagógica que busca integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos.
O voluntariado na comunidade consiste em ajudar em atividades de cultivo e colheita dos alimentos e na jardinagem. Em troca, além da estadia você recebe refeições vegetarianas, mediante pagamento de uma taxa, e muitos aprendizados no dia a dia.
5. A Nova Floresta, Porto Seguro (BA)
Mais um entre os projetos de preservação ambiental no Brasil que têm como foco a permacultura, a Nova Floresta é um projeto de reflorestamento e regeneração da terra localizado no litoral sul da Bahia.
O local funciona como um centro de treinamento de Permacultura e Bioconstrução, com base teórica e prática, incluindo construção ecológica com terra e argila. São utilizadas várias técnicas, como adobe, pau a pique e hiperadobe.
A Nova Floresta recebe voluntários do Brasil e do mundo inteiro, que podem participar das aulas teóricas e das atividades práticas.
Eles oferecem aos voluntários um espaço estruturado com banheiros e cozinha coletiva e disponibilizam todas as refeições mediante pagamento de uma taxa. Tudo isso a menos de 1 km da Praia de Trancoso.
6. Ecovida Pangeia, Couto de Magalhães de Minas (MG)
A Ecovida Pangeia é uma comunidade intencional, ou seja, um grupo de pessoas com valores em comum que se uniu, espontânea e voluntariamente, para se dedicar à construção de um Instituto de Artes e Eco Educação.
Esse espaço colaborativo oferece aos voluntários a experiência de conexão com a natureza e atuação em um projeto educativo de agricultura familiar, bioconstrução, gestão, artes e terapias.
Lá os voluntários colaboram com duas frentes: atividades do “momento do coletivo” relacionadas à permacultura (agricultura, agroecologia, bioconstrução); e atividades de manutenção gerais (harmonizações e manutenções dos espaços coletivos, colheitas e preparo da alimentação).
Em troca, o local oferece acomodação, refeições, passeios e terapias holísticas.
7. Beach Clean UP
O Beach Clean Up é uma opção entre os projetos de preservação ambiental no Brasil que acontece em diversos destinos pelo litoral do país. São ações de limpeza de praia realizadas por voluntários.
O foco principal da iniciativa é recolher o lixo das praias e separá-lo corretamente para o descarte adequado. Outro objetivo é conscientizar a população a assumir nosso papel como responsáveis pelo impacto que causamos no mundo.
Geralmente o projeto tem duração de 1 a 3 dias, sendo o trabalho realizado na parte da manhã, e o restante do dia fica livre para descanso e passeios. Acompanhe quando e onde serão realizadas as próximas ações de limpeza de praias.
8.Céu Xamânico, Conde (PB)
O Céu Xamânico é um espaço para quem busca conexão espiritual e contato com a natureza. O projeto busca incentivar que cada participante desenvolva a empatia, seus talentos e habilidades e, principalmente, alinhe missão com propósito de vida.
Localizada a aproximadamente 40 quilômetros da capital João Pessoa, a casa onde o projeto funciona é toda feita de taipa e madeira, dentro de uma área de preservação ambiental.
O trabalho voluntário no Céu Xamânico funciona de acordo com as habilidades que o voluntário possui para oferecer. Caso você seja bom na produção de conteúdo, pode apoiar na divulgação do espaço. Se for um artista, pode ajudar a deixar o espaço do projeto ainda mais lindo, e por aí vai.
9. Soluna Espaço Veg, Florianópolis (SC)Localizado na Costa da Lagoa, em Florianópolis, o Soluna é um lugar incrível para quem está procurando um espaço para uma profunda vivência em meio à natureza. O espaço trabalha com permacultura e também com hospedagem e alimentação vegana.
Rodeado por Mata Atlântica preservada, o sítio está iniciando um projeto de horta orgânica coletiva e construções nos moldes de permacultura e busca voluntários para somar forças ao projeto.
Em troca da acomodação, os voluntários podem ajudar de acordo com suas habilidades, seja em manutenções, pinturas, jardinagem ou organizações.”
E aí? Se animaram? São ótimas dicas para passar para seus alunos de PLE. Existem diversos grupos que organizam atividades similares. Vai ser fácil achar algo que se enquadre no roteiro e interesse deles.