4 MANEIRAS DE CRESCER PROFISSIONALMENTE USANDO A LÍNGUA PORTUGUESA
- 11 de dezembro de 2019
- Posted by: torredebabel
- Categoria: Brasil Notícias Nacionais
Em sua coluna, o professor de português Diogo Arrais dá quatro dicas de como trabalhar melhor sua escrita e comunicação.
Dois amigos, muito parecidos, estudaram nas mesmas escolas, tiveram oportunidades idênticas, um mesmo estilo de vida. Certa feita, um deles resolveu aperfeiçoar-se mais quanto às palavras, ao conhecimento da Língua, à Comunicação. Resultado: um tornou-se grande líder; o outro, estacionou-se infeliz.
É fantástico como profissionais realizadores privilegiam a palavra falada, a palavra escrita, pois sabem que, do outro lado, há um alguém (de carne, osso, sentimentos) atento. É por meio da sentença proferida “construção” ou “destruição”. Frase educada apazígua; frase mal-educada encoleriza.
Se o objetivo é melhorar o mundo, biografias inspiradoras fizeram da palavra instrumento de educação, respeito e amor. Não é um simples desafio, ainda mais a quem não exercita a Escrita ou a Palestra.
1. Um Livro por Semana
Para o próximo ano, tente criar um cronograma de leituras. Durante o processo, aumente o vocabulário, pesquisando significados, sinônimos e antônimos.
Essas analogias tendem a trazer mais criatividade ao estudioso.
2. Estudar Gramática Normativa
Profissionais comunicam-se em acordo à Língua Padrão: não é falar ou escrever com preciosismo (utópica perfeição), mas encantar, com organização, o interlocutor.
Com o domínio da Pontuação, é natural que o escritor comece a desenvolver o pensamento acerca, por exemplo, de inversões, enfatizando possivelmente uma informação:
“Estive em vinte empresas nos últimos dez anos.”
“Nos últimos dez anos, estive em vinte empresas.”
3. Oralidade
Com o bom argumento sobre aproximação, muitos profissionais “escrevem como falam”. É preciso tomar cuidado com isso, pois esse hábito (somado ao distanciamento literário) pode empobrecer o texto, trazendo até mesmo determinados vícios de linguagem (tão improdutivos!).
4. Sensatez
Antes de tudo, é pensar em ser cauteloso, buscando levar harmonia por onde passar. Quem consegue levar solução a um ambiente profissional terá lugar de destaque.
Está na coerente postura comunicativa a resposta aos vários enigmas em uma carreira.