2024 NOS ESPERA
O ano começa e trás consigo constantes reflexões sobre o Mundo e a Humanidade.
Como temos desempenhado nosso papel na sociedade e como estamos atentos às mudanças que estão chegando?
Observamos mudanças de rota ideológica em diferentes partes do mundo, gerando conflitos e incertezas. Cada dia mais, o número de deslocados cresce e acentua diferenças culturais e sociais.
Os deslocados forçados se espalham pelo mundo, fugindo de opressões de guerras, conflitos sociais, crises climáticas, fome e pobreza.
O Brasil é destino de refugiados, muitos vindos da própria América Latina e outros tantos do continente africano.
Receber e acolher esses refugiados é um grande desafio e uma importante ferramenta para a integração dessas pessoas é o ensino da Língua Portuguesa em conjunto com a nossa Cultura.
Um dos motivos que atrai refugiados ao Brasil é a abertura política propiciada pelo governo brasileiro que conta com uma legislação inovadora em termos de imigração e de refúgio, de modo que esses estrangeiros têm maior facilidade para emitir documentos que lhes permitem fixar-se plenamente no país.
Um dos maiores obstáculos para a integração social desse grupo e para a sua capacidade de empregabilidade é a questão da língua. Ganha destaque, assim, o ensino de Português como Segunda Língua. Romper a barreira do idioma é apenas uma das etapas do processo de integração na nossa sociedade, etapa essa de importância vital.
Notamos então que o Ensino de português para Estrangeiros tem adquirido um contexto mais amplo, que nos aproxima cada vez mais do mundo como um todo.
Uma verdadeira Missão que a Torre de Babel Idiomas e Culturas cumpre, de forma totalmente voluntária, há mais de 3 anos.